Classe C: Mpa > 3
NBR 6136/2014
Família M10
Os blocos vazados de vedação de 09 e 14, também chamados de bloco de 10 e bloco de 15, são indicados em muros, principalmente em terrenos acidentados gerando economia, pois não precisa utilizar colunas e vigas de concreto. Nestes casos, os blocos vazados de vedação com 3,0 Mpa, podem ser a solução para a construção, pois da mesma forma que os blocos vazados estruturais, os blocos vazados de vedação podem receber a ferragem nos seus vãos e fechados com a graute.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Família M20
O bloco vazado de 19, é indicado para paredes com o pé direito de 3,50 até 4,00 metros em edificações pequenas e de pouca largura, onde a laje ou cobertura não receba pesos como: caixa d´água, compressores ou qualquer equipamento pesado.
Vantagens
O sistema construtivo que utiliza blocos de concreto pode ser empregado em obras de alvenaria estrutural ou apenas em paredes de vedação, por exemplo, paredes de barracões.
O consumo de bloco por m² de parede é de 12,5 peças, reduzindo o custo da obra, porque diminui o consumo de argamassa de assentamento, (aproximadamente 18 a 20 litros por m² de parede) e revestimento (aproximadamente 5 a 8 litros por m² de face de parede interna). Também oferece redução de armaduras, formas e desperdícios com cortes para passagem de tubulações elétricas e hidráulicas. Estas vantagens somam uma redução expressiva no custo final da obra.
As construções projetadas com este sistema construtivo são de fácil e rápida execução, otimizando processos convencionais e melhorando a qualidade, sem descuidar da segurança nas obras.
Além da economia com caixilhos de madeira, ferragens, trabalho dos marceneiros e armadores, há uma economia substancial do tempo de término da obra, barateando ainda os custos da mão de obra da alvenaria, quando se utilizam os blocos vazados de vedação. E se isso não for suficiente, estes tipos de blocos de concreto, são fabricados como mesmo processo dos blocos estruturais, isto é: com prensas hidráulicas, que dão aos blocos superfície lisas, podendo dispensar o revestimento de argamassa, com alvenaria aparente.
Além de toda essa economia o bloco de concreto de vedação vazado ou com fundo tem paredes mais finas. Isto faz com que o seu peso seja até 5% menor do que o peso dos blocos estruturais, facilitando o manuseio para a mão de obra responsável.
Comparado a outros sistemas, apresenta maior resistência e uniformidade;
- Rapidez no assentamento.
- Custo reduzido considerando a quantidade por m², os blocos de concreto são altamente econômicos.
- Popularidade por proporcionar flexibilidade nas construções – por ser empregado tanto em moradias supereconômicas como em edificações de alto padrão.
![]() |
![]() |
![]() |
ALVENARIA ESTRUTURAL
Classe A: Mpa > 8
Classe B: Mpa > 4 e < 8
NBR 6136/2014
Família M15
Os blocos vazados de concreto (estruturais) recebe este nome justamente porque são utilizados para a alvenaria principal, isto é, na estrutura da construção.
O bloco estrutural e o bloco de vedação são, fisicamente idênticos. Entretanto, o bloco estrutural possui paredes mais espessas, o que lhe conferem maior resistência aos esforços de compressão e, portanto, podem ser usados para dar sustentação ás construções.
Vantagens:
- Permite que os canos hidráulicos bem como condutos elétricos, possam ficar embutidos na fase de alvenaria (levantamento de parede).
- Suporta a carga da construção, mesmo sem as vigas e os pilares
- Apresenta maiores e mais visíveis avanços do que qualquer outra forma de estrutura usada na construção.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |