PREPARADA PARA O FUTURO
Com demandas cada vez mais crescentes, devido ao aquecimento do mercado da construção civil, a Incoprol, empresa do ramo de pré-moldados de concreto, situada no Distrito Industrial de Itabira, está investindo pesado em inovações tecnológicas, seguindo a tendência da globalização. Recentemente, a empresa adquiriu dois equipamentos que aumentaram a produção de blocos, pisos e tubos, produtos que representam o carro chefe da produção.
O momento não poderia ser melhor. Em todo o Brasil, o mercado vive um período de expansão.
De fato já mostrou, em outras reportagens que, na região, não é diferente. Os empresários Osvaldo de Oliveira Filho e Cláudia Chaves Oliveira, que dirigem a empresa, de olho nas oportunidades, estão colocando em prática os planos de investimento, que começaram desde que assumiram a empresa. O objetivo é se preparar para o ritmo de crescimento que deve continuar nos próximos anos.
Os equipamentos são de última geração, tecnologia de ponta ainda rara na região. Os investimentos estão dando os resultados esperados e Osvaldo já prevê comprar mais uma máquina para fabricação de blocos.
As operações são todas computadorizadas e possibilitam ganho em produtividade e qualidade. Com o mesmo quadro de funcionários, a Incoprol conseguiu elevar a produção em quantidade surpreendente e não foi preciso demitir ninguém para dar lugar às máquinas, porque a demanda continua aumentando. “Atualmente, temos funcionários nas áreas operacional e administrativa. Com a inovação tecnológica, estamos em processo de adaptação para dois turnos, otimizando a mão de obra que temos hoje”, explica o empresário.
Os mais beneficiados são, segundo ele, os clientes, espalhados por todo o Médio Piracicaba. A Incoprol tem contratos com prefeituras, empreiteiras da Vale, prestadoras de serviço do governo do Estado e empreendedores da cidade. A maioria dos recentes empreendimentos imobiliários de Itabira conta com produtos fornecidos pela empresa.
A variedade de produtos ofertados aumenta a procura. Os tubos, por exemplo, têm encaixe macho e fêmea, ponta e bolsa e tamanho de 1 metro e 1,5 metro. “É nosso diferencial no mercado itabirano hoje”, certifica o empresário sobre os dados técnicos. Ao sair da fábrica, os bloquetes, meio-fios, blocos e similares são paletizados (um método que permite mais agilidade na carga e descarga dos produtos). Outro aspecto importante são os testes feitos periodicamente em laboratórios.
Com o aumento da produção, o transporte também recebeu investimento para garantir a entrega em tempo hábil. A empresa comprou mais um caminhão e agora tem uma frota com cinco veículos. Um ônibus também foi adquirido para transportar os funcionários diariamente com segurança e comodidade.
AMBIENTE DE TRABALHO
São 13 mil metros quadrados de construção, onde se situam dois galpões, depósitos, garagens e outros departamentos necessários à produção. Além de boa estrutura física, Osvaldo conta que se preocupa também com a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho. Por ser uma empresa com características familiares, o relacionamento entre a diretoria e todos os setores é direto. Sugestões, dúvidas e críticas podem ser tratadas diretamente com o diretor-presidente, que está sempre a par da linha de produção – e até participa, às vezes. “Um funcionário motivado, que gosta da empresa, gera um resultado muito maior, não só para a organização mas para ele próprio”, afirma o empresário.

Pátio de produção de produtos Incoprol
UMA EMPRESA FAMILIAR
O ambiente de trabalho familiar é uma herança do patriarca Osvaldo de Oliveira, que ainda hoje exerce uma importante influência na forma de gestão da Incoprol. Em 1960, Osvaldo (pai) abriu uma empresa de pré-moldados de concreto em Itabira, que mais tarde passou a se chamar Fábrica Oliveira.
Alguns anos antes, o avô de Osvaldo Filho, José Sétimo de Oliveira, havia iniciado atividade em João Monlevade, onde o pai de Osvaldo trabalhou antes de criar a própria empresa.
Durante esse processo de transição de avô para pai e pai para filho, a família enfrentou desafios tanto empresariais quanto pessoais. Mas os obstáculos não foram maiores que a determinação da família Oliveira, que reergueu a empresa a partir de 1980 e, desde então, continua em ascensão.
Osvaldo de Oliveira (pai) foi pioneiro na produção de muros pré-fabricados em Itabira. Na época em que chegou à cidade, em 1960, as opções eram poucas, o mercado não era como hoje, mas o visionário empreendedor sabia que o futuro era próspero. Até 2000, a empresa ficou sob seus cuidados, com a participação fundamental de seus quatro filhos. A partir de então, Osvaldo Filho assumiu a direção ao lado de sua esposa Cláudia e continua a busca pelo sucesso.
TESTEMUNHA
José Eunício de Oliveira, conhecido como Negão é testemunha da trajetória da Incoprol. Funcionário mais antigo, ele começou a trabalhar na empresa ainda na primeira geração, quando os negócios eram tocados pelo avô do atual diretor-presidente. Negão tem 30 anos de Incoprol e se sente como parte da família.
“Comecei a trabalhar com o avô deles. Depois passei para o pai e agora estou com o filho. Acompanhei todas as mudanças e trabalhei aqui boa parte da minha vida. Sou muito bem tratado e fico feliz pela confiança que eles têm em mim”, ressalta José. “As coisas hoje em dia estão boas demais. Antigamente, as máquinas não eram tão eficientes e os caminhões eram velhos. Quando começamos, era na base da enxada”, conta.
Com a evolução das máquinas, foi Negão quem treinou os funcionários mais novos, sobretudo na condução de caminhões. “Nos momentos ruins e bons estamos juntos”, assegura.
A Incoprol de hoje representa a terceira geração de uma família que sempre soube lidar com intempéries do mundo empreendedor. Daqui para frente não será diferente. “Gostaria de enfatizar que se trata de uma empresa itabirana, que acredita no progresso da cidade e vem dando a sua contribuição ao desenvolvimento e crescimento da cidade”, conclui Osvaldo.